A HOKUTORYU ESTA FILIADA NAS PRINCIPAIS FEDERAÇÕES MUNDIAIS DESTE ESPORTE SENDO MANTENEDORA DE UMA DELAS, A WFJ.

Ju-Jutsu, Ju-Jitsu ou Jiu-Jitsu?

Ju-Jutsu (柔 術,jūjutsu, jujutsu, ju-jitsu, jujitsu, jiu-jitsu, jiujitsu) significa literalmente a “técnica suave” ou “arte adaptável” é um nome coletivo para estilos de artes marciais japonesas, incluindo técnicas armadas ou desarmados. O Ju-Jutsu evoluiu entre os samurais do Japão feudal como um método para derrotar um adversário com armadura armado ou não.

Os membros federados da JJIF concordaram com o uso de Ju-Jitsu como nome oficial mesmo que outras transcrições sejam usados nos membros federados.
Ju-Jitsu (ou Yawara) é uma antiga arte marcial japonesa. Suas origens remontam ao século XVI, quando a lenda diz que Shirobei Akiyama testemunhou como os ramos da maioria das árvores quebrou durante uma tempestade de neve, enquanto os ramos mais elásticas do salgueiro dobrado e eficientemente se livraram da neve.

Assim, a “arte suave” ou “Art of Suppleness” (esse é o significado de ju-jitsu em japonês) não neutralizar o poder com o poder, mas tem o objetivo de absorver de forma racional um ataque e converter essa energia para próprio adversário. Então, ele é projetado para defendê-lo com uma reação flexível sobre a violência.

A idade de ouro do ju-jitsu durou até 1869, data em que o regresso do imperador para o Japão e a posterior abolição do feudalismo fez o samurai perder o seu estatuto privilegiado. A tradição Samurai, no entanto, manteve ju-jitsu vivo e os viajantes trouxeram a arte para todos os quatro cantos do mundo.
Do Japão espalhou-se por todo o lugar ao redor do mundo e se desenvolveu como esporte, prevenção da violência e uma moderna forma de defesa pessoal. Muitos policiais e unidades militares praticar Ju-Jitsu. Nos anos mais recentes, a essência de outras artes marciais, como o judô e aikido, se desenvolveram a partir de ju-jitsu, extraindo aspectos específicos de sua arte marcial antepassado.

O Ju-Jutsu é uma das artes marciais mais difíceis de se dominar e é também uma das mais eficazes. Conheça a arte do Jujutsu, algumas das suas técnicas e a sua filosofia e saiba o porquê desta arte marcial ser aplicada somente como último recurso.

Em 1977 , foi criado um órgão internacional e desde então, a Federação Internacional de Ju-Jitsu (JJIF) tornou-se uma federação estruturada organizada em Uniões Continentais, coordenado por um conselho central e apoiada por comitês. JJIF organiza Campeonatos Mundiais e ContinentaisCamps internacionaisseminários e uma assembléia anual Congresso e Geral. É Membro da SportAccord (ex-GAISF) e IWGA desde 1994.O federação não está representando um estilo especifico de Ju-Jitsu, mas a partilha de conhecimentos e experiência de diferentes stiles e federações. O JJIF é a voz de Ju-Jitsu no mundo do desporto e ativa no desenvolvimento de um sistema de competição esportiva para todos estes Mixed Martial Arts.

Ju-Jitsu Federação Internacional atualmente contempla três tipos diferentes de competições a nível mundial: o Duo System, Fight System e Ne-Waza Ju-Jitsu. A competição exige, ao lado da técnica de arte marcial, reflexo, agilidade, força e resistência … e, especialmente, o espírito do Budo!

FIGHT SYSTEM

Com uma abordagem diferente, o FIGHT SYSTEM tem a duração de três minutos de combate entre atletas de equipes opostas. O sistema é dividido em 12 categorias de acordo com o peso e sexo

A luta na modalidade Fight System é dividido em três fases, sendo elas:

Traumatizante – socos e chutes

Os atletas executam ataques com socos e chutes de forma controlada mantendo uma distancia segura. Uma vez que o “kumi kata” – pegada – foi feita, a luta entra na Parte II

Desequilibrastes – quedas e projeções

Nessa fase, socos e chutes não são permitidos. Os atletas tem por objetivo projetar seu oponente. Os pontos são dados de acordo com o a perfeição e eficácia das técnicas. Uma vez no solo, a luta entra na sua fase III.

Luta de Solo – luta de solo

Nesta fase, os pontos são dados para técnicas de imobilização, estrangulamentos controlados ou chaves de articulações pelo corpo que fazem com que o adversário a desista da luta.

DUO SYSTEM

Duo System é uma disciplina onde uma dupla de atletas, da mesma equipe, mostram possíveis técnicas de defesa pessoal contra uma série de 12 ataques chamados aleatoriamente pelo árbitro central que atende os seguintes cenários: ataque grip (ou estrangulamento), embrace ataque (ou necklock), hit ataque (soco ou chute) e ataque armado (stick ou faca).

Duo System possui três categorias de competiçãomasculino, feminino ou misto, e os atletas são julgados por sua velocidade, precisão, controle e realismo. É sem dúvida a forma mais espetacular da competição ju-jitsu e que exige uma grande preparação técnica e qualidades elevadas dos atletas. O júri julga os seguintes critérios: Poder de ataque, Realidade, Controle, Eficácia, Atitude, Velocidade, A variabilidade

As pontuações são dadas de 0 a 10 (intervalo 1/2 ponto) por cinco juízes.

NE WAZA

Ne-waza, ou  técnica de solo, é uma das principais bases Fusen Ryu e do Judô. O seu património técnico é muito importante e é medido pela sua grande eficiência e seu valor educacional. No programa oficial de competição mundial essa disciplina esta presente desde 2010, estabelecida nos Jogos Mundiais de 2013 pela primeira vez em duas categorias (homens – 85kg e mulheres – 70 kg).

A luta é entre dois adversários e começa de pésocos e chutes não são permitidos nesta modalidade.

Depois de iniciada o árbitro interrompe a luta apenas em momentos críticos portanto, normalmente a parte principal da luta acontece no solo. O objetivo é de vencer por finalização com uma chave ou estrangulamento. Durante o tempo de 6 minutos é possível ganhar pontos por quedas, passagens de guarda, controle de posições e movimentações que dão vantagens nas lutas.

O Ne-Waza é extremamente estratégico e por vezes descrito como o xadrez das artes marciais.